Primeira Eucaristia

PRIMEIRA COMUNHÃO
O sacramento da eucaristia faz parte da iniciação cristã. Pela comunhão eucarística, aqueles que foram salvos em Cristo pelo batismo e a Ele mais profundamente configurados pela confirmação participam com toda a comunidade do sacrifício do Senhor (cf. CIC, 1332; PO 5b).  O santíssimo sacramento da eucaristia contém verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue, juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, Cristo todo.

Para que recebam a santíssima eucaristia, as crianças devem ter suficiente conhecimento e cuidadosa preparação, de modo que possam compreender o mistério de Cristo, de acordo com sua capacidade, e receber o Corpo do Senhor com fé e devoção (cf. cân. 913, §1). A catequese da eucaristia não tem finalidade apenas sacramental, mas visa a um processo contínuo na vida cristã. Mais do que preparar para a “primeira” eucaristia, esta catequese prepara para a vida eucarística, a fim de que, “reunidos pelo Espírito num só corpo, nos tornemos em Cristo um sacrifício vivo”, para o louvor da glória de Deus (Oração Eucarística IV).

Em nossa paróquia, crianças a partir dos 9 anos podem ingressar na Catequese Infantil para receberem a Primeira Comunhão. Os encontros de preparação acontecem semanalmente, com duração de dois anos (Não se confunda dois anos de catequese com horas letivas.  Não se trata apenas de apresentação de conteúdo, mas o tempo mínimo para o início da inserção da criança na comunidade.) As inscrições ocorrem sempre no começo de cada ano.

 “A eucaristia é a presença salvífica de Jesus na comunidade dos fiéis e seu alimento espiritual (...), é dom por excelência, porque dom dele mesmo, da sua pessoa na humanidade sagrada, e também de sua obra de salvação” (EE 9.11). 

Fonte: Diretório Diocesano dos Sacramentos - Diocese de Santo André
Share by: